Sobre as perguntas das crianças pequenas.

Por Michelli Lorenzi

Na próxima vez que seu filho pequeno perguntar algo como “por que o céu é azul?”, se puder, segure o impulso irresistível de dar respostas (afinal, passamos a vida fantasiando o quanto ensinaríamos os pequenos sobre a vida e todas as coisas, não é mesmo?).

Ao invés de falar sobre luz, física, ângulo, que tal um singelo “hummm que pergunta interessante… o que você acha?”. Daí, abrimos espaço interno pra ouvir a criança e nos deliciar com sua lógica peculiar e única. Assim, vamos aprendendo a criar um lugar aconchegante de escuta em nossa alma para as pessoas que amamos.

Depois, podemos convida-lá para observar o pôr do sol ou a noite estrelada e chamar sua atenção para a mágica da vida: “olha quantas cores o céu pode ter, não é incrível?”.

Não tenha pressa. Temos muito tempo e, é bem provável, seu filho encontrará muitas pessoas ao longo da vida que possam lhe explicar porque o céu é azul. Afinal, todos adoramos dar respostas. Mas são poucos os que sabem viver as maravilhas ocultas das perguntas.

Em Disciplina Positiva dizemos que educar vem de educare, que significa extrair, fazer emergir. E nossa primeira tentação costuma ser de despejar tudo o que sabemos no outro. Calma. Respire. Ajude o outro a fluir a partir de si.

E então, admirando junto com sua criança pequena o céu estrelado, podemos nos deslumbrar com a mágica que permeia o mundo, a generosidade e beleza da natureza, a preciosidade da nossa vida.

As perguntas das crianças pequenas podem se tornar um convite da vida para desacelerar e se permitir olhar pro mundo com os olhos curiosos e atentos das crianças, com olhos de PRIMEIRA VEZ. Perceber o quanto o mundo é um milagre inexplicável e que estar vivo é a maior das dádivas. Abrir mão das respostas para usufruir das perguntas e da vida. Quem topa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s